Skinpress Rss

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cubismo

0



Olá, hoje vim falar sobre o Cubismo, que foi  o primeiro movimento artístico de vanguarda do séc. XX. Começou em  1908 e teve seu fim em 1914.

Influenciado pelo poder da arte e escultura dos africanos e nativos americanos, o movimento desconstruiu convenções sobre pontos ou perspectivas.
Foi atribuída a Henri Matisse a paternidade do termo Cubismo, já que teria dito a Vauxcelles durante a visita ao salão de outono de 1908: “Braque enviou um quadro feito de pequenos cubos”.

Em 1908, Daniel Henry Kahnweiler organizou uma exposição da obra de Braque do ano anterior.  Louis Vauxcelles que era um crítico, descreveu-as como reduzidas a cubos e escreveu acerca das bizarerries cubiques (extravagâncias cúbicas) de Braque quando o pintor expôs dois quadros  no salão dos Independentes em março do ano seguinte.
Existem dois tipos de Cubismo, o analítico (que tende para  a abstração, se dissolve no espaço) e  o sintético (última fase do cubismo, conhecido como cubismo de colagens).

Agora, ainda me resta uma dúvida sobre o Cubismo, sempre aprendi desde criancinha que Pablo Picasso era um pintor cubista, porém na faculdade minha professora disse que ele não era. Eu ainda acho que é apesar disso, porque quando penso nele, penso em Cubismo, não tem como!

Achei essas e muitas outras informações nos livros: O Grande Livro do Blefador, Peter Gammond; Georges Braque por Georges Braque, ed. Civilização Brasileira e Escritos e Reflexões sobre Arte, Henri Matisse. Ed Cosac Naify.

Uma pintura cubista que achei na internet:

Por Henri Matisse




0 comentários:

Postar um comentário