Skinpress Rss

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Gaita de Boca / Harmônica

0

Bom, eu tenho me interessado muito atualmente em um instrumento musical que poucos dão importância e pretendo aprendê-lo "quando eu tiver tempo". Esse instrumento é a gaita de boca.
Acho algo fantástico saber tocar gaita, porém algumas pessoas (tipo a minha mãe) dão risada de mim quando eu digo que quero aprender a tocá-la. Eu não me importo com isso porque quando cismo com algo, não tem jeito, é difícil eu esquecer dessa idéia e possa ser que demore mas eu vou fazer isso.

Deixando isso de lado, eu resolvi foi falar um pouco da história da minha querida gaita, também chamada de harmônica que foi inventada na Alemanha durante o séc. XVIII. Foi Friedrich Bushman em 1821 que aos 16 anos a inventou a "Aura" para testar a corrente de ar no som.

A marca mais influente atualmente é a Hohner dos EUA e aqui no Brasil a Hering (inventada por um imigrante alemão) é considerada a melhor do país.

A mais de 150 anos a gaita possui a mesma forma. Existem 2 tipos de gaita de boca: a cromada e a diatônica, não vou entrar em detalhes sobre as diferenças, somente que a cromada é um pouco maior e tem mais orifícios.

Também existe a gaita de foles, que possui várias teorias de sua origem. Uns acreditam que é escocesa, já para alguns historiadores veio da Suméria, porém há uma hipótese pouco provável de que seja de origem celta.



0 comentários:

Postar um comentário